Caretos da Lagoa
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Espaço de divulgação do Grupo de Caretos da Lagoa
A tradição do Carnaval de origens pagãs, ainda está bem viva na Lagoa, concelho de Mira, com os Caretos da Lagoa!
Logo pela manhã de Domingo Magro, Domingo Gordo e Terça-feira de Carnaval, um grupo de miúdos e graúdos, com as típicas campinas e indumentárias, sai para percorrer as ruas do concelho num alarido de urros e "prrrs", com algumas paragens “obrigatórias” em casas de vizinhos que os esperam com uns “comes e bebes” para resistirem à corrida!
Na Terça-feira.. saíram novamente para se misturarem no corso popular..., sem dúvida, foram os que mais sobressaíram, irrequietos e coloridos, a desafiar todos por quem passavam, ninguém fica indiferente às suas personalidades irreverentes alteradas pelo poder do secretismo da máscara.
Não obstante ser uma tradição pouco conhecida pela maioria, na Lagoa, em Mira está bem viva!
Rita Piteira (Progestur)
"Os caretos da lagoa de Mira son carátulas que se perden no tempo. Aseméllanse aos chocalleiros dalgunhas vilas da Galicia."
Avelino Abuin de Tembra, (Excerto da carta de Portugal)
“Tradição celebrada no Carnaval insere-se nos ritos propiciatórios ancestrais de Inverno ligados à fertilidade e fecundidade da Terra. Os Caretos da Lagoa usam uma indumentária onde o branco e o vermelho são a cores utilizadas e envergam as tradicionais campinas, máscara de metal ou cartão, com uma estrutura circular de altura considerável que rodeia um chapéu cónico, ornamentadas com fitas coloridas e um par de chifres. A sua personalidade irreverente é acompanhada por uma coreografia provocatória e por um alarido de urros.”
(sn/ Máscara Ibérica)
Sem comentários:
Enviar um comentário